terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aulas de tiro no Curso de Formação da PRF

Compartilhar no Facebook
Assim que eu soube que havia passado em todas as etapas do concurso da PRF já comecei a pensar em como seria chegar na academia sem nunca ter dado um tiro. Pensei que, nesse caso, chegaria atrás dos outros aprovados e decidi: vou para um clube de tiro para praticar.

Chegando lá no clube pedi orientações. A dona do clube me ajudou a entender como funcionava a arma e me mostrou algumas técnicas e posições táticas para atirar. Assim se foram 50 disparos. Tiro visado, tiro instintivo, saque rápido, tiro duplo policial e tiro contra colete. Diversão total.

Pois bem, chegando à academia da Polícia Rodoviária Federal pensei: aula de tiro. Para mim, que trabalhava com papel em um ambiente de escritório, num belo dia quando entrei na sala de aula e vi uma PT 840 em cima da mesa de cada aluno, fiquei encantado. Nesse dia o instrutor deu 1 minuto para mexermos a vontade na arma. Depois as recolheu e começou uma aula teórica. Pensei: ahhh, e os tiros?

Pois antes de atirarmos de fato treinamos muito em seco. Tiro em pé, deitado, posição torre, saque rápido, tiro andando, andar tático, tiro à retaguarda, transição de armas, tiro abrigado, tiro com apenas uma das mãos e tudo que se pode imaginar. Nessa hora que eu descobri o que era olho diretor e que meu olho diretor era trocado.

Depois usamos munição de treinamento, aquelas que só servem para dar peso à arma e fingir que dispara. E com essa munição treinamos novamente: Tiro em pé, deitado, posição torre, saque rápido, tiro andando, andar tático, tiro à retaguarda, transição de armas, tiro abrigado, tiro com apenas uma das mãos e, novamente, tudo mais que se pode imaginar.

Após esse treinamento todo eu pensei: agora estou pronto. Quero chegar ao estande de tiro e arrebentar.

E então finalmente chegou o grande dia. A hora que todos esperavam ansiosos. O dia de atirar com a munição de verdade. Chegamos ao estande correndo e cantando canções militares. Aquelas que um fala e os outros repetem, sabe? Pois é. Todos de colete, óculos de proteção e abafadores de orelha, coldre de perna, bornal e porta carregadores no cinto tático. Eu praticamente me sentia no cargo. Agora sou PRF, empolgação (drama mode ON).

Pegamos a arma e o carregador. Colocamos a arma no coldre e os carregadores, agora municiados - com as munições brilhando-, nos porta carregadores e nos dirigimos para a linha de tiro. Recebemos a instrução de como deveríamos fazer, sinais de apito que deveríamos obedecer e pronto. Finalmente chegou a hora da diversão.

Porém eu nunca imaginei que ficaria tão nervoso. Quando o instrutor mandou alimentar e arma e carregá-la, minhas mãos já tremiam. Suava muito e pensei: e agora?? Quando o instrutor falou: ao som do apito, 10 tiros visados, ao seu tempo. Priiii (som do apito! :P). Meu coração gelou. Frio na barriga! Mas eu já tinha atirado, pensava, por que diabos estou tão nervoso? Era incontrolável, apesar de todo o meu esforço para tentar controlar.

Mesmo com todo o nervosismo eu saquei devagar, mirei e respirei fundo, não necessariamente nesta mesma ordem. Acho que respirei fundo antes de mirar, na verdade. Era difícil demais manter a mira no alvo, já que ela se mexia muito. E logo eu tomo um susto. Alguém deu o primeiro tiro. E cada tiro que alguém da linha disparava era um susto. Que coisa estranha, pensei. Vamos lá PRF do Norte, se concentra, porr@. E, após disparados os 10 tiros, e depois mais 10, eu continuava extremamente nervoso. Foi quando eu pensei: será que eu odeio atirar? (Depois eu descobri que não. Que muita gente também estava tremendo e que isso era normal.)

Nas aulas posteriores fui ficando cada vez mais tranquilo. Até que tudo era bem normal. Atirar era bom e eu me empolgava com a transição de armas e com o tiro duplo policial em vários alvos. Apesar de gostar muito, tiro não era a aula mais legal. A aula mais legal era a Condução Veicular Policial. Mas isso é outra história.

Então não rejeite algo que não gosta logo na primeira tentativa. Dê a chance desse algo tentar te convencer. (Como eu achei essa postagem sem sentido, resolvi falar isso no final!! :P). São as aventuras de um Curso de Formação Policial! PRF! Orgulho de Pertencer! Ou quase pertencer.

8 comentários:

  1. Fala guerreiro, estou meio afastado, pq to sem net, rs.

    Atirar é muito legal, era o que eu mais gostava de fazer e na ANP nós atiramos MUUUUUUUUITO (coisa pra mais de 1000 tiros), entretanto, no tiro visado eu era muito ruim, rs. Negócio é tiro rápido, haha!

    Abraço e boa sorte no concurso de APF. Até pensei em fazer e não tenho dúvidas que meu perfil é mais APF que EPF, mas encarar outro concurso, outra academia (e o pior, mais tempo longe de casa) e pra ganhar A MESMA COISA não rola.

    Um grande abraço e boa sorte!

    Depois que vc estiver em BSB te dou umas dicas gastronomicas, caso não conheça :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atirar é legal sim. Principalmente o tiro instintivo. O tiro visado eu mandava bem também. Mas não consegui tirar 10. Fiquei chateado. hehehe

      Mas a aula que eu mais gostava era de Direção Policial. Nada como dirigir uma viatura na pista de treino. Bom demais! Emocionante! :)

      Cara, com esse travamento do concurso da PF acho que vou desistir. Todo mundo que entrou na PRF está extremamente feliz. Vamos ver. Estou ansioso pela nomeação.

      Ah, eu conheço sim BSB, mas as dicas sempre serão bem vindas. Não vou lá desde 2011.

      Abração.

      Excluir
    2. Viu como não devemos desistir? :')

      Excluir
  2. Vc recomenda fazer aulas de tiros antes de encarar a ANP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, não recomendo. Na academia eles ensinam como se ninguém soubesse nada. E com treinamento fora da ANP você pode chegar com vícios. E esses sim são ruim de perder.

      Excluir
  3. Curiosidade sobre o olho diretor trocado.
    Você atira com mãos diferentes quando vai usar arma longa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, faz do jeito que achar melhor. Eu tenho o olho diretor invertido, mas atiro com a mão direita para qualquer arma. E sou preciso :)

      Tem colegas que inverteram a mão de tiro pra arma longa. Eu acho mais fácil fechar o olho esquerdo rapidamente, pro direito assumir e eu atirar bem.

      Excluir

Manda bala!